terça-feira, 27 de julho de 2010

Desta coisa da emigração

Diz o ditado inglês: Third time is the charm. Para mim, esta segunda emigração não sei se é de vez mas que tem um peso muito maior que a primeira, isso tem. Não sei se é por ser um ano, se é por ser para mais longe, desta vez as despedidas custaram mais e a sensação de que tomei um passo verdadeiramente importante assentou assim que pus o pé no aeroporto.

Esta coisa da emigração e de nos mudarmos para uma cidade nova tem muito que se lhe diga. Voltar a fazer do mapa o nosso melhor amigo, redescobrir os supermercados e onde se arranja a melhor fruta, onde se compra o pão ou que marca de iogurtes é melhor. Voltar a comprar as roupas de cama, desta vez num país que, embora menos foleiro que a China, nutre um igual gosto pelas fibras sintéticas. Sem saber (sim porque estanhamente comprar lençóis não é de todo a minha especialidade) comprei uns lencóis que imediatamente me fascinaram por serem brancos (sim, sim, estava traumatizada com os lençóis chineses), mas que depois de dormir neles, percebi que algo estava errado. Então ao que parece, a menina aqui, que está habituada a dormir em lençóis do mais imaculado algodão, comprou lençóis de polyester e algodão, que fazem um atrito contra a pele que é um mimo. Depois de perceber o erro, fui procurar lençóis de algodão e apercebi-me que são uma raridade....pois bem, os que encontrei são cor-de-vinho. Lá se vai o upgrade dos lençóis chineses.

Depois de 40 viagens ao supermercado para comprar as coisinhas todas, lá consegui fazer sopa na nossa pequena cozinha partilhada por 7 (estas conquistas domésticas deixam-me realmente feliz). Comprei uma bicicleta, em segunda mão no site mais espectacular à face do planeta: o gumtree, um site de vendas, tipo amazon, mas só para sydney. De emprego a chinelos, de quartos para alugar a pranchas de surf, tudo se encontra por lá. O que quer que procuras em Sydney, o Deus do Gumtree possui.

Resta agora encontrar um emprego. Já fui fazer o meu RSA (Responsible Service of Alcohol), necessário para trabalhar em qualquer local onde sirvam alcool. Amanhã vou fazer um curso de Barista (aquela coisa gira de fazer lattes e cappucinos e machiatos, e essas manias todas que os Australianos e Americanos têm com o café - mais valia conseguirem tirar um expresso de jeito, que não conseguem). Acho que vai ser muito enriquecedor, especialmente a parte de aprender a fazer desenhinhos nos lattes - para depois ver um Australiano obeso a emborcar aquilo de um trago.

Por agora é tudo. A ver se este domingo vou a Bondi fazer uma aulinha de surf que ainda não comprei a prancha (embora o Deus do Gumtree já me tenha mostrado umas boas opções).

Ficam umas fotos dos primeiros passeios turísticos por Sydney.

Livraria em Newtown
The aroma festival - festival de café, chocolate e chá
Aroma festival

1 comentário:

  1. olá Cata,
    sempre me palmitou que te ías dar bem por Sydney!
    essa cidade, para além da sua localização, tem uma personalidade irresistível, que nos conquista quase sem dar-mos por isso. O meu olhar sempre foi de uma turista e estou ansiosa para ler as tuas "histórias", as impressões e emoções de quem vive e trabalha aí...
    Escreve mais!!
    mena

    ResponderEliminar