segunda-feira, 12 de julho de 2010

Partida e chegada











Partida de Macau

Como não podia deixar de ser, a última noite em Macau foi noite de cais 22! Houve morning glory, houve lulas, houve Tsing Tao e acima de tudo muito jogo de dados, sempre acompanhados pelo grande Carlos (para quem não sabe o Carlos é o empregado chinoca que a Inês baptizou com esse nome e que ele, aparentemente, ou gosta, ou não se importa, ou nem percebe bem o que lhe estamos a chamar - o que é o mais provável).

Depois desse grande noite que acabou como sempre no cubic foi dia de ir para Hong Kong porque o meu voo para Sydney era às 10 da manhã e não dava para apanhar o barco directamente para lá. Como tal o fiquei em casa do Luís que generosamente me ofereceu estadia nessa noite. O que o Luis se tinha esquecido de me avisar era que vivia num 7º andar sem elevador. Ora está-se a ver que com as minhas 20 malas e maletas os meus ajudantes tiveram alguns problemas em por tudo lá em cima.

7 andares subidos e descidos e 10kg de agua perdidos fomos passear em Hong Kong. Seguiu-se jantar num italiano e casa.

Do regresso fica uma impressão de que foi tempo de menos mas ao mesmo tempo a percepção de que para nós realmente o contacto é um tempo mágico, em que temos muito mais diponibilidade para as pessoas e para os programas e muito mais tolerância para com as diferenças culturais. O facto de sabermos à partida (para quem não planeia ficar) que ao fim de 6 meses nos vimos embora, faz-nos olhar para tudo com uma perspectiva de saudade antecipada, de "deixa-me gozar tudo antes que se acabe". Voltar lá fez-me perceber que quando se vive diariamente em Macau as coisas más saltam mais à vista e em vez de peculiares são incomodativas, em vez de exóticas são só chatas. O que não me impede de continuar a adorar Macau e Hong Kong.


Chegada a Sydney!!!!

Cheguei ontem a Sydney por volta das 20h, hora local, mais 9 horas que em Lisboa. O voo foi assustadoramente longo, muito menos pelas horas do que pela quantidade de crianças chinesas que logo na descolagem abriram a goela e choraram até não poder mais. Isso a somar à chinesa que tinha sentada ao meu lado que não parava de beber aguinhas e chazinhos e que por isso me obrigou a sair do lugar umas dez vezes para ir a casa de banho. Inclusive achou que acordar-me para passar por cima de mim não era de todo um incómodo.

Depois segue-se a imigração, a quarentena (não se pode trazer nem objectos de madeira nem conchas, nem nada disso, por muito morto que esteja). Imaginam as hordas de chineses, que trazem sempre mil coisas atrás a terem de abrir os malões para investigar os pauzinhos e as caixinhas com aqueles peixes secos...um mimo.

A seguir a este espectáculo, apanhei um taxi e fui ter a casa do Miguel. Ele está a viver mesmo no centro de Sydney com o unico inconveniente de ter um quarto realmente pequeno. Por isso, como está a sre complicado cá ficar amanhã vou arranjar um hostel. Entretanto na noite da chegada fomos a uns bares e das primeiras horas em Sydney ficou-me desde ja a percepção que aqui vou andar como se não houvesse amanhã. O chamado 20 min walk aqui adquire todo um novo sentido: são sempre 20min e isso não faz ninguém desistir e apanhar um táxi... vamos embora a andar! Dos australianos ficou a primeira impressão de que são muito afáveis, falam com toda a gente e fique deveras impressionada com a simpatia dos porteiros de um bar onde estive (e a sua generosa compreensão quando me pediu identificação e não tinha - e ainda assim deixou-me entrar).

Segue-se as chatices habituais: telemóvel, tratar da conta no banco e procurar casa. Espero já conseguir qualquer coisa entre esta e a próxima semana. Já tenho numero australiano mas telemóvel só amanhã - 0406 832 678

Vou tentar manter isto actualizado, mas peço desculpa por eventuais atrasos. A quem me mandou mail a pedir notícias considere-se respondido pode ser?

2 comentários:

  1. António Pinto Ribeiro15 de julho de 2010 às 03:41

    é uma chatice cada vez que me esqueço do BI... os porteiros barram-me sempre, nunca acreditam na minha idade. É o que dá esta carinha de crianço. COF COF...
    Deliciosas as tuas histórias. Love u

    ResponderEliminar