domingo, 15 de fevereiro de 2009

Casa nova, vida nova!

Finalmente mudámos de casa!! Foi uma busca incansável, um vai e volta entre agências imobiliárias nas quais os senhores não falam uma palavra de inglês e fazem gestos para te explicarem que o prédio tem elevador (uifte, UIFTE!!) ou quando falam é tão mal que à décima vez de perguntar "excuse me??" já me sentia mal e desistia de perceber em que andar era, se tinha mobilia, se tinha baratas ou qualquer outra coisa. Depois há as agências mais sofisticadas, nos prédios novos dos arredores (se é que se pode chamar tal coisa) de Macau. Nessas, sempre que pedíamos um apartamento de 4 quartos lá nos iam mostrar um apartamento com 3 quartos e um quarto/despensa/possível closet da empregada. Aqui ter uma empregada é muito barato (são todas filipinas) e se lhe oferecerem casa ainda mais barato fica. Daí o quarto da empregada, daí não encontrarmos casas com 4 quartos de gente.

No fim acabámos por desistir e ir para areia preta (os tais arredores) para um apartamento bastante grande com três quartos e sem quarto do escravo. Tem um condomínio fabuloso com piscina exterior cheio de palmeiras e um health club. A melhor parte é que a maior parte dos portugueses mora naquela zona e naqueles prédios. Temos na nossa torre uns amigos de cá a uns míseros 12 andares abaixo. A nossa casa é no 37º andar (nunca morei nem acho que vou morar tão alto na minha vida), o que nos dá uma vista fabulosa! A casa está mobilada mas não tem forno (ao que parece eles não usam muito o forno) e estava imunda. Não sei o que é que se tinha lá passado entretanto mas tinhamos uns chinelos, uma escova de dentes, panelas, molhos de soja e outras coisas que tais, já meio podres, na nossa cozinha. A agência ainda lá mandou alguem limpar aquilo, mas elas só limpam onde se vê, ou seja o chão e pouco mais. Assim, lá pusemos mãos à obra e limpámos a casa quase toda. Sujidade à parte a casa é muito boa, os quartos são grandes, e tem uma suite que ficou para a Joana (que em conjunto com a Inês formam as minhas "housemates"). Mas, como estamos na terra do sol nascente, há que ver realmente o sol a nascer.... todos os dias, porque os cortinados não têm blackout! Ah e estamos a falar de uma janela que ocupa a parede toda. Eu durmo com aquelas vendas dos aviões, o que não é nada simpático porque basta uma volta na cama e acaba-se com o elástico no nariz. Vamos tentar resolver isso.

Entretanto fomos comprar as infra-estruturas básicas de uma casa: tachos, panelas, taças, copos, facas, colheres de pau e por aí adiante. Já estreámos tudo num misto entre o entusiasmo de estar a cozinhar na nossa casa e um pouco de medo que aquilo à primeira se partisse tudo ou deixasse a comida a saber a petróleo. Correu tudo bem, e temos partilhado grandes jantares entre o 37º e o 25 andares. Também tivemos de comprar lençóis e toalhas, o que levou a que para tentar poupar uns trocos comprássemos os lençóis mais feios que já se viram. Os da Inês parecem uma toalha de piquenique, os da Joana, num estilo retro, cheios de bolas e linhas pretas, parecem um flashback aos anos 80 e os meus parecem uma toalha de plástico da tasca. Um mimo.

No meu quarto, já espalhei tudo que me deram, o calendário (este mês é a fotografia com o feiticeiro do vodoo), o íman no frígorifico, a etiqueta da mana na cómoda e uma data de fotos no armário, para ver se aquele vazio branco se torna um pouco mais acolhedor.

Finda a procura da casa, começa uma nova vidinha, mais confortável.

Esta é a minha morada: Av. central da areia preta, edifício Lá Cité, torre 3, 37ºB, para quem lá quiser ir bater à porta.

Ficam as fotos do nosso palácio



O meu quarto

O salão nobre

A nossa vista da sala
O frigorifico tão bem decorado


No dia da mudança



3 comentários:

  1. Babe, tb mudei de casa hoje!! E não são só os chineses que n limpama a casa... Os zucas tb têm uns problemazinhos com isso... No entanto a casa era dos portugueses do C12... Mas adiante! Eu e o Delfim (o meu house mate) a tarde a limpar a casa num balde sem a coisa de espremer a esfregona e ainda n comprámos lençois nem nd disso!! No entanto tb temos 3 piscinas e um ginásio no condomínio!!

    Começo a criar o conceito do estagiário chic, que mora em sitios brutais!!

    Beijos!!

    ResponderEliminar
  2. e quarto para mim..não há?
    beijaooo

    ritinha

    ResponderEliminar
  3. nem te podes queixar muito... depois do post em que descrever Macau como um sítio pouco ortodoxo no que diz respeito a asseio, parece-me que o teu esforço doméstico valeu a pena ! será ousadia dizer que encontraste civilização no meio do caos? ahah

    ps: sim, os lençóis são de facto admiráveis e julgo que seriam de trazer como recuerdo para depois jantarmos um dia em cima deles! ahah

    luv u my love!

    ResponderEliminar