sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Australian oddities #3

Os hobbies. Os hobbies, mais concretamente os desportos, deveriam ser actividades lúdicas. No sentido de nos divertirem, nos fazerem saltar de alegria ou até chorar de emoção. Levados ao extremo, os desportos despertam paixões e até ódios viscerais (como por exemplo o meu ódio de estimação pelo Benfica).

Mas... não para os Australianos. Para eles os desportos tem um significado completamente diferente. Emoção? Ritmo? Rapidez? São as últimas coisas que uma pessoa precisa quando quer é relaxar e beber mais uma cerveja. Porque é para isso que os desportos nacionais Australianos servem: mais uma boa desculpa para beber umas cervejas e fazer um barbeque (eléctrico, entenda-se). Já aqui tinha falado do rugby e da desilusão que aquilo foi. O cricket ao que parece ainda deverá ser pior, com jogos a durar dias e dias que é para maximizar o tempo lúdico da bebedeira. Mas melhor melhor são as corridas de cavalos.

Na verdade esta ideia de ver cavalos a correr chicoteados por homenzinhos de palmo e meio, ambos num esforço suado a lutar contra o tempo enquanto senhoras de figura distinta equilibram chapéus impossivelmente elaborados na cabeça e copos de cocktail na mão, é uma ideia que não nasceu na Austrália. Claramente foram roubar este conceito à terra de nossa Majestade. Mas se eu até consigo perceber a emoção da corrida de cavalos, a dimensão à qual eles elevam as corridas é perfeitamente idiota. O país pára para ver as corridas. O meu professor de economia fez uma pausa para irmos todos assistir à última corrida da época. No restaurante, sentia-se a emoçaõ no ar: tudo de copo de cerveja numa mão, senhas das apostas na outra, a olhar para o ecrã com um sorriso nervosinho. Começa a corrida e...... acaba 10 minutos depois. E é isto a corrida de cavalos. É tipo gratificação imediata: não se sofre durante 90 minutos, não há penaltis, não há match point... não. Soa o aviso, correm os cavalinhos, dão duas voltas ao estádio e pronto já está. Bebe-se cerveja antes, durante e depois das corridas e fica tudo feliz!!

Confesso que continuo a não entender estes hobbies...

Sem comentários:

Enviar um comentário