terça-feira, 16 de junho de 2009

And then they were gone....

Esta coisa de se receber visitas é muito giro até ao dia em que eles se vão embora e temos nós de ficar outra vez sozinhas rodeadas de chineses badalhocos. Por mais 2 meses.

Depois da chegada de Pequim, na terça feira de tarde a família foi passear por Macau, para consegui pôr um "check!" em tudo o que lhes faltava ver: o templo de A-Ma e o farol da Guia. As opiniões foram unânimes de que depois de Pequim tudo isto parece pequeno e provinciano. Nesse dia almoçámos nos noodles no Hotel Grand Lisboa, onde existe um balcão envidraçado onde os senhores cozinheiros fazem os noodles (mais ou menos como na telepizza mas com Chineses e noodles). É um espectáculo impressionante não só destreza com que fazem os noodles mas também porque um deles coloca a massa na cabeça (com o chapéu a proteger está claro) e com duas lâminas que parecem machados mas sem o cabo, vai cortando pedaços fininhos da massa que caem para a panela. A cozinha chinesa no (quase) auge da estranheza. Além disso, o restaurante tem ainda um senhor que serve o chá num bule com com um bico que mede tranquilamente uns 60 cm e faz malabarismos com o bule só para nos impressionar e entreter.

Depois da passeata eles foram a Zhuhai, porque em Pequim ainda não tinham comprado imitações suficientes. Mais uns ténis para o Miguel, outros para mim e mais uns para a Maria.

No dia seguinte, por ser dia de Portugal tive o dia livre e por isso pude ir passear com eles. Fomos tomar o pequeno almoço à Taipa, num café que se tornou rapidamente o meu preferido e onde já sou habitué aos sabados de manhã (porque tem uns danish de chocolate de sonho, um café razoavel, e dá para ficar sentada a ler um livro sem que ninguém nos chateie). Depois disso passeámos na vila da Taipa onde apanhámos a dança do dragão, com a sua musiquinha repetitiva e nada melodiosa e o ocasional rebentamento de panchões que a eles lhes pareceu um atentado à bomba. Passeámos nas casas-museu, onde estava a haver uma exposição de arranjos de flores e seguimos para o Venetian.

Como não podia deixar de ser o Miguel desatou logo a comprar tudo o que lhe aparecia à frente (não sei como não foi parado na alfândega em Lisboa com a quantidade de ténis que levou), a Maria e a Marta também fizeram as suas comprinhas, demos um passeio para verem o disparate que é o Venetian e fomos almoçar à praia de Coloanne, Cheoc Van, onde tem uma piscina pública e uma esplanada de um restaurante italiano. Ainda tentámos almoçar cá fora mas a minha fraca resistência ao calor e a inveja que pessoas na piscina me estavam a fazer fizeram com que tivessemos de almoçar lá dentro com o ar condicionado a -10.

Como nesse dia havia a recepção na casa do cônsul seguimos para Macau, fomos buscar umas fotos que tínhamos posto a revelar (entre elas as fotos da minha lomo) e seguimos para casa, aprontar-nos para a festarola.

A recepção na casa do cônsul foi engraçada, quando chegámos já estava a meio gás porque ao que parece depois do discurso foge tudo, claramente pelo calor que se faz sentir mesmo à noite, que faz o manter o casaco vestido um desafio para os homens. Jantámos por lá, entre croquetes, mini-empadas e queijo da serra e depois fomos ao rootfot, um bar num telhado ao pé das ruínas de São Paulo. Do rooftop seguimos para o Bellini e a sua maravilhosa ladies night que até nem foi má de todo porque a nova banda é boa e estavamos todos com o espírito.

Perto das 2 da manhã fomos para casa para eles acabarem de fazer as malas, depois de terem percebido que teriam de apanhar o barco das 4 da manhã. E assim me despedi da família, entre bocejos e as saudades que comecei logo a sentir.

(quanto ao inferno que deve ser sido a viagem e a espera de 12 horas em Helsínquia têm de falar com eles, embora saiba que andaram a dormir pelos cantos e até nas escadas de uma Igreja...)




A marta a fugir do dragão

3 comentários:

  1. Estes últimos dias em Macau foram geniais! Compras e festa o que mais se pode querer quando se está de férias??? Praia por exemplo... Ridicula a praia de coloanne mas valeu a pena conhecer.
    bjs de saudades maninha

    ResponderEliminar
  2. AIIII QUE SAUDADES!
    QUANDO VOLTAS AÍ DOS CHINOCAS?

    BEIJO
    RITINHA

    ResponderEliminar
  3. Não foram geniais Marta.....foram "brutais"!!!
    Beijos Pai!

    ResponderEliminar