domingo, 17 de maio de 2009

Praia e paparazzi




Quando pensava que o choque cultural tinha atingido o seu auge nas escarradelas das quais me tenho de desviar nos passaior, eis que me deparo com outra faceta dos chineses que sendo menos comum é possivelmente bem mais incomodativa.

Há dois fins-de-semana a maior parte da grupeta aqui de Macau decidiu ir a Hong Kong ver nouvelle vague e fazer uns dias de praia, que as semanas debaixo da luz fluorescente e sem ver um raio de sol were taking it's tole. Eu como tinha estado a trabalhar em Hong Kong na sexta feira, dormi por lá para ir aproveitar Sabado de manhã a praia.

O meu total desconhecimento das praias em Hong Kong paguei-o bem caro: após estar algumas horas ao sol em Repulse bay, naqueles que foram dos momentos mais felizes desse dia, vejo chegar hordas de chineses da china continental - soube que era essa a sua proveniência não só porque tinha quem mo dissessse, mas porque poderia facilmente adivinhar pelos bonés vermelhos da excursão ou pelas roupas de gosto duvidoso - que invadem a praia com as suas sombrinhas e munidos de máquinas fotográficas.

Como se o facto de estarem na praia totalmente vestidos e à sombra não fosse suficiente (o pânico de apanharem um raio de sol aproxima-os assutadoramente dos vampiros), perante o espectáculo das poucas pessoas que ali estavam a apanhar sol, decidem documentar este comportamento bizarro sem qualquer pudor. As maiores vitimas foram as inglesas, que com as suas peles brancas e cabelos louros provocam neles um fascínio que fez esgotar a já escassa vergonha que têm e irem pedir-lhes para tirar fotografias com eles. O reportório fotográfico incluiu assim qualquer pessoa em fato de banho, a entrar ou sair de àgua, mais ou menos velha, homem ou mulher. O denominador comum era o traje de banho e a manifesta felicidade nessa actividade estranhíssima que é o "fazer praia".

Claro que o constragimento foi suficiente para me pôr a tirar-lhes fotos também e passado uns minutos ter desistido de apanhar mais sol.

1 comentário:

  1. Realmente nunca vi um chinês a fazer praia...e muito menos uma chinesa de bikini...ou a fazer qualquer outra coisa que não seja trabalhar.Beijos.Pai

    ResponderEliminar