sexta-feira, 22 de maio de 2009

Alforreca e gripe suína

O meu trabalho tem muito de pouco assinalável mas proporciona-me momentos de grande humor (ou momentos de levantar a mão à testa, depende de cada um). Claro que nisso tem mais mérito o facto de estar na China do que propriamente o meu trabalho, mas permaneço optimista esperando ainda assim momentos como aquele em que num jantar de uma feira experimentei uma grande iguaria na china: alforreca (sim, MESMO alforreca). Devo dizer que não sabia propriamente a grande coisa, mas a textura é positivamente horrorosa, uma espécie de gelatina envolta numa pelicula qualquer que não se consegue trincar por muito esforço que se faça. A soluçaõ é empurrar tudo com um copo de àgua e fazer um sorriso "óh p'ra mim que comi alforreca porque gosto mesmo destas coisas exóticas!" para a fotografia.

As feiras são um grande acontecimento no mundo empresarial chinês: servem muito menos para fazer negócios do que para mostrar ao mundo a grandiosidade da China: o maior centro de convenções, o maior pavilhão, o melhor banquete. Na feira do ambiente havia empresas cuja contribuição para a causa ambiental oscilava entre terem alguns carros hibridos na frota comercial ou terem desligado a luz da casa de banho quando não a usam. As feiras também servem para que os membros do executivo sejam passeados pelo recinto, dando o seu aval a tudo, cortem umas fitas e tirem umas fotografias em conjunto. Tudo perante uma pequena multidão e ao som de muitas palmas.

Na mais recente feira a que fui, a Hofex, a feira de hotelaria em Hong Kong, reparei na preocupação em ter desinfectantes em todo o lado por causa da gripe suína. No metro, há pessoas que ganharam um emprego graças à gripe, a desinfectar os corrimões. Toda a gente anda meio assustada com a gripe e isso criou um clima de suspeita face a qualquer pessoa que ouse espirrar em público: é logo bombardeada com olhares de soslaio e um virar de costas meio discreto. No nosso prédio os botões do elevador estão cobertos com uma película plástica que a gestão do condominio anuncia que devem ser mudados de 2 em 2 horas. Nas fronteiras, as câmaras térmicas expiam a nossa temperatura e quando fazemos check in num hotel medem nos também a febre. Mas esta preocupação não impede que continuem a ter o ar condicionado em temperaturas àrcticas em todo o lado e que continuem a cuspir para o chão a despeito de qualquer gripe, ou qualquer outra questão higiénica.


Alforreca (é a coisa esbranquiçada que parece cebola aos bocados)

1 comentário: