domingo, 15 de março de 2009

What we've been up to

Pôr a casa em ordem.... finalizar as compras ("ah...não comprámos descascador de cenouras!!"). Contratar uma empregada, a Aina, filipina e emigrante, que conseguiu dar um aspecto decente à nossa desarrumação cansada, o que fez com que deixássemos de ter vergonha de abrir a porta de casa a alguém. Ir às compras de comida, porque falta sempre qualquer coisa. Conseguir comprar bacalhau (finalmente!!) lombos de porco e carne picada. Tentar fazer lasanha no forno (i.e. micro-ondas com um grande ego) dos nossos vizinhos. Acabar por fazer bolonhesa porque no forno só cabe um pirex de brincar. Conseguir ainda assim fazer bacalhau com natas: sucesso estrondoso.

Trabalhar, e chegar quase sempre atrasadas ao trabalho. Ficar doente de 5 coisas ao mesmo tempo (gripe, amigdalite, sinosite e amigos). Ir a reuniões a Hong Kong e chegar a casa as 10 da noite. Fazer planos de cozinhar mil coisas. Fazer sopa, muita sopa, que sopa dá sempre jeito ter em casa.

Planear viagens: Yangshuo, Beijing, Kota Kinabalu. Perceber que não vai dar tempo para ir a todos os sítios que gostavamos. Chegar todos os dias tarde a casa, e não ter tempo para ir ao ginásio, para ver um filme, para dar uma volta. Aproveitar os fins de semana até não dar mais, espremer o tempo até à ultima gota, fazer mil coisas num dia.

Pagar as contas da casa, a renda, a àgua, a luz, o gás, a internet. Decidir todos os dias onde almoçamos (hoje apetece-te chinês ou outra coisa??). Fazer máquinas de roupa para a Aina passar. Perceber que a roupa nunca vai secar realmente ao ar livre e que vamos mesmo de pôr tudo no secador. Mudar de toalha de banho mais que uma vez por semana porque não seca e fica a cheirar mal. Custar a adormecer porque a luz do quarto pisca quando desligada, qual sinalização para aviões. Comprar desumidificadores. Ter ainda assim o quarto sempre húmido. Ter a sensação que nos falta sempre comprar qualquer coisa.

Jantar fora: japonês, chinês, italiano, tailandês. Passear em Macau e descobrir os templos, os jardins, aquilo que sobreviveu à fome demolidora dos casinos. Ver um espectaculo de jazz no centro cultural, com a casa cheia. Comer fruta fresca na rua, em sumos ou aos pedaços. Andar em ruas limpas de cócó de cão, ruas que mesmo à noite e mesmo desertas são sempre seguras.

Contemplar diariamente o mistério que é a cultura chinesa, e perceber, por comparação, que também nós temos uma cultura cheia de contradições.

4 comentários:

  1. ah pois é!!! Falta da mami e das suas arrumações??? E da sopinha da Marcelia.....
    Bjs. Tenho mts saudades

    ResponderEliminar
  2. daqui rafa. Confirmo a questao da segurança. 100% seguro, às vezes até é chato. kiss

    ResponderEliminar
  3. Que bonito texto minha filha...continua escrevendo!...muitas saudades...Beijos.
    Pai

    ResponderEliminar
  4. Tu realmente tens jeito para a escrita. E tomando minhas as palavras do teu pai: Continua escrevendo muito, q assim consigo matar saudades! Beijos Da tua vizinha preferida Ra.../Joana Baptista

    ResponderEliminar