segunda-feira, 20 de setembro de 2010

All Blacks vs. Wallabies

No passado fim de semana fomos ver a final da Tri Nations Cup, o campeonato de rugby entre a Nova Zelândia, a África do Sul e a Austrália. Para começar, quem é que faz um campeonato com 3 nações?  99% da animação de não se saber quem chega às finais fica logo estragado. Além disso parece que estão a fazer um grupinho à parte "ah e tal bora lá ter o NOSSO campeonato, so os três, que somos especiais...". Bom de qualquer das formas, lá fomos ver o jogo.

O rugby aqui na austrália divide-se em rugby union e rugby league. Aparentemente têm regras diferentes e um nasceu da classe média alta e o outro da classe baixa. Qual é qual, que regras são diferentes, não faço a mais pequena ideia, mas acho que nós fomos ver um jogo de rugby union que aparentemente é o mais comum (ou seja aquilo que nós chamamos vulgarmente de rugby).

O estágio onde era o jogo é o estádio da ANZ que tem uma lotação de 83 mil pessoas (!! qual benfica qual quê), e nesse dia estavam 70,288 pessoas a assistir ao jogo. Quando lá chegamos, depois de uma viagem espantosamente tranquila sem nada dos empurrões e dos palavrões que se espera quando se vai ver um jogo de futebol de metro, ficámos muito surpreendidos pelo facto de os adeptos das duas equipas se misturarem à vontade. Ora estamos a falar de um jogo que seria ao equivalente a um portugal-espanha para o final o europeu (com mais um país...): não só era um jogo decisivo, como era um jogo entre dois países que à partida sentem mais rivalidade que nós e nuestros hermanos. Se assim é bem o disfarçam: durante o jogo está tudo misturado, e se há de vez em quando um maluco que grita por uma das equipas e faz uns gestos menos proprios, durante todo o jogo o respeito é total. Aliàs, se eu esperava que 70 mil pessoas num estádio fosse quase tão ensurdecedor como as vuvuzelas, tive uma grande desilusão: passam o jogo todo caladinhos e muito bem comportados, o que ao contrário de ser um alívio é uma enorme seca.

E depois há o jogo em si: corre corre corre, placagem, tudo no chão, pára, e volta ao inicio. O ritmo é tão lento que as pessoas só se dão ao trabalho de se levantar quando a jogada promete. O que acontece 3, vá, 4 vezes num jogo.

Depois do fim do jogo, eu a antecipar a confusão que seria 70 mil pessoas em debandada, preparei-me mentalmente para o martírio de ser empurrada para dentro do comboio, não conseguir respirar e acabar com um sovaco alheio na cara.... mas não, até nisso demonstram ser civilizados: tudo em filinha indiana para o comboio, tudo caladinho, acho que até as excursões do inatel da terceira idade são mais animadas.

Agora falta ir assistir a um jogo de criquete ( quando tiver muitoooo tempo porque aparentemente um jogo pode durar até uma semana... até nos desportos os australianos são muito laid back)

3 comentários:

  1. E quem não disser que a minha priminha é a maior a fazer relatos de viagens e aventuras tem de ajustar contas comigo!

    ResponderEliminar
  2. eheheh conseguiste transportar-me até esse estádio!
    Também fui ver um jogo na N. Zelândia mas aí a animação e a festa foram grandes (apesar da postura sempre "certinha" dos adeptos). A paixão dos kiwis, e também dos aussies, pelo rugby chega a ser comovente!!

    E, afinal, qual foi o resultado do jogo?

    bj mena

    ResponderEliminar
  3. Primao e tu es o maior primao de todos os tempos!

    Mena, o jogo estava a favor da australia ao intervalo, e depois acabou a nova zelandia por ganhar. Mas mesmo assim o entusiasmo nao era grande! Se calhar nao lhes interessava muito saber quem ganhava, nao sei!

    Beijinhos

    ResponderEliminar