quinta-feira, 12 de agosto de 2010

E assim de repente já passou um mês

Pois é, fez ontem, dia 12 um mês que cheguei a Sydney. Seria de esperar que fosse um mês cheio de histórias para contar, fait divers engraçados e curiosidades sobre a Austrália.... mas afinal não. A verdade é que o meu tempo parece ser ocupado a tratar de coisas (ir à embaixada, pagar a renda, arranjar uma prancha) do que prorpriamente a gozar a cidade. Além do mais, como os transportes são um luxo dos residentes suburbanos (são tão caros que mais vale andar a pé) acabo por fazer autênticas maratonas de bicicleta à volta da cidade, o que é muito giro (weee) mas que demora o seu tempo.

Já fizemos uns passeios engraçados, entre os quais uma ida à Cockatoo Island onde estava a acontecer a bienal de arte de Sydney e às Blue Mountains com o pessoal aqui de casa. A ida as Blue Mountains incluiu um trekking de 5 horas pelos trilhos das montanhas, com imensas cataratas, precipícios de cortar a respiração e uma floresta tão densa que à uma da tarde parecia que ia anoitecer a qualquer momento. (as fotos virão a seu tempo, há que manter o suspense!)

Entretanto tenho feito jantaradas aqui com o pessoal de casa, a ver: o Demir, o Turco, chef de cozinha que já pusemos a trabalhar para nós; Joel, o Australiano, chef também mas que se recusa a cozinhar; Diogo, a.k.a. Wolf (god knows why), Brasileiro que é o handy man cá de casa, arranja tudo, inclusive já reparou uma parede; Jonathan, o Neo-Zelandês, que é o alien cá de casa, vai pairando por aqui; Monica, a Italiana, que estuda qualquer coisa a ver com estudos aborígenes e cujo inglês é uma mistura de palavras em italiano, muitos "I don't know how to say it in English", e alguma mímica; e a Marie, que faz parte da tropa francesa que invadiu o quarteirão. Entre as 3 casas devem habitar uns 10 franceses, o que muito menos que melhorar o meu francês, só me faz detestar ainda mais a língua.

Mas é uma animação, especialmente agora que na nossa casa temos um aquecedor, o que faz com que toda a gente se venha refugiar do frio imenso na nossa sala que se tornou o centro da casa dos Abercrombians (sim, temos um nome, temos um logótipo, parecemos uma tribo....). Este sábado vai haver festa cá em casa, no nosso pátio de recreio, depois conto como foi. É isto que vai custar deixar para trás para ir viver para Bondi....

Entretanto as aulas arrancam à séria para a semana, por isso vai ser complicado ir mantendo isto actualizado.

(Continuo à espera de fotos do jantar de despedida....)

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Porque é que este blog vai andar tão desactualizado que vai meter pena

Então é assim: são 4 cadeiras, com aulas diarias das 10 as 4 da tarde exceptuando à Sexta. Mesmo à Sexta de mes a mes temos um skill seminar com um dos parceiros corporativos da faculdade, entre eles a L'Oreal e a KPMG. Além disso, todas as semanas em cada cadeira temos trabalhos para fazer ou pelo menos algumas leituras. E depois ainda há o projecto de inovação com a Delloite que vamos estar a desenvolver durante todo o semestre. Portanto:

- trabalho: esquece
- surf: só aos fins de semana.

A parte boa? Enchi-me de orgulho quando percebi que eramos uma turma de.....25, de mais de mil candidatos. How great is that? E é bom sermos uma turma pequena, embora os alunos do CEMS que chegaram aumentem o numero consideravelmente. Entre esses alunos veio uma portuguesa, a Rita, mais uma para se juntar ao já grande clã. Ficam por um semestre e depois regressam a casa.

A minha turma é praticamente só alunos internacionais, temos apenas 3 australianos. Da Itália à Colômbia, da China à Noruega, há um pouco de tudo. Têm em comum um inglês perfeito e uma enorme inteligência como já deu para perceber. É engraçado, nunca me senti rodeada por tanta gente bem mais croma que eu... Vai ser um enorme desafio manter-me ao mesmo nível que a maioria deles.

Esta ultima semana de férias estou a ver se consigo combinar com o pessoal irmos a Hunter Valley, um sitio de vinhas e de chocolate onde aparentemente se faz uns passeios gastronómicos e é muito bonito. A partir de dia 16 a coisa vai ficar muito complicada....

Entretanto continuo a passear alegremente na minha bike. Neste momento já devo ter umas pernas de ferro porque isto não é assim tão plano como seria de imaginar e a minha bike é social não foi feita estas coisas do downhill. Especialmente com o cestinho a abarrotar de sacos de compras, eu com o meu capacete que mais parece que vou andar de skate, a semear latas de atum pelo caminho inteiro...

Entretanto já aprendi umas quantas palavras do slang australiano:

- drongo: significa estupido
- don't pee in my pocket and tell me it's rainning: acho que esta se explica sozinha.

Já fizemos mais uns passeios turísticos, no proximo post mostro tudo!