sexta-feira, 24 de julho de 2009

Cambodja

E muito complicado vir aqui relatar a viagem ate agora, primeiro porque o teclado nao tem acentos e segundo porque foi tudo tao intenso que tinha de escrever durante muitas horas. Indo ao essencial, Angkor Wat e' tudo o que dizem ser e muito mais. E' magico, e' incrivel, e' virgem, e nao deixa ninguem indiferente a tanta beleza. Depois de Angkor seguimos para Phnom Penn, a capital do Cambodja, onde o ponto alto foi ver o museu de Tuol Sleng, antiga escola primaria que foi transformada pelo Khmer Rouge num centro de interrogatorios. Foi um passeio muito pesado mas muito necessario para compreender o que se passou no Cambodja, que ainda e' para muitos de nos uma realidade desconhecida.

No dia seguinte foi dia de cruzeiro pelo Mekong. O rio e' para as pessoas que moram nas margens, nao so a sua forma de sustento mas algo que lhes molda completamente a existencia. A vida corre devagar, e a simplicidade e o calor que transmitem e' espectacular. Depois passar a fronteira para o vietnam e de uma noite numa cidade portuaria, Chau Doc, andamos mais um pouco de barco e seguimos de autocarro para Saigao, no Vietnam. E' aqui que me encontro agora e amanha devemos comecar a subir a costa do vietnam parando em algumas cidades ate chegar a Hanoi.

Tem sido fabuloso, tudo aquilo que eu esperava, o que so me da pena de nao poder ficar mais tempo e gozar tudo com mais calma.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

De partida

Parto já amanhã para a GRANDE VIAGEM. Vou tentar ir arranjando net para mandar notícias mas por enquanto é tempo de fazer os últimos preparativos, (comprei uma ventoinha portátil (!!!)), despedir-me de toda a gente que já não vai estar em Macau quando regressar e preparar-me mentalmente para o que nos espera (principalmente o calor, a possível chuva, e uma mochila que meio cheia já pesa mais do que deveria).

Primeira paragem: Angkor Wat, Cambodja, depois de uma noite passada no aeroporto de Kuala Lumpur. É o início daquela que vai ser a maior viagem que fiz até hoje.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

E agora?


Vem aí um tufão.... que deve chegar no fim-de-semana, altura em que eu queria estar a apanhar o belo do avião para ir para a Malásia. Se o tufão mantiver a rota prevista muito possivelmente o meu voo terá de ser adiado.

Isto começa bem.

Só espero que, como tem acontecido, o tufão à última da hora fique quietinho onde está ou mude de opinião e vá chatear o pessoal para outro sítio qualquer.... please pleaseeeeeee

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Querem vir?


O percurso está finalizado: voamos daqui para Kuala Lumpur e de lá para Siem Reap, no Cambodja, cidade de Angkor Vat. Depois disso seguimos para Phnom Pen ainda no Cambodja, descemos o delta do rio Mekong de barco e atravessamos a fronteira para o Vietnam, até Ho Chin Min. Aí iniciamos a viagem para o Norte do vietnam, de comboio e sempre junto ao mar.

Paramos em Da Nang e talvez em mais sitios (porque a viagem de uma só vez é para campiões e nós somos umas meninas) e chegamos a Hanoi, norte do Vietnam. Daí voamos para Luang Praban, no norte do Laos (porque as estradas são medonhas, demora-se quase dias e para piorar vamos na altura das chuvas).

Damos mais umas voltas no Laos (ainda não sabemos bem por onde) e voamos para Chian Mai na Tailândia. Aí apanhamos um comboio nocturno para Bangkok (daqueles com camas e um calor infernal e sabe-se lá mais o quê). Se chegarmos a tempo, vamos a Full Moon Party em Koh panham no sul da Tailandia.

25 dias, 4 países. Só espero que não chova o caminho todo (tudo a fazer a dança da não-chuva sff)

quinta-feira, 2 de julho de 2009

A grande epopeia

E, assim de repente, está quase a acabar. Logo agora que começava a sentir-me menos turista, que ja sabia o nome de dois ou três restaurantes e quatro ou cinco pratos em chinês, vou voltar para a galinha com amêndoas e o facilitismo de uma linha de metro. Passou rápido demais, foi curto demais e, se demorou a assentar a ideia que vinha, a de voltar ainda não caiu em mim.

Mas agora a grande aventura, na qual estou a pensar quase desde que aqui cheguei vai começar: a viagem final (ou a GRANDE VIAGEM, porque assim parece mais fixe). Vão ser 25 dias de mochila às costas, debaixo de um sol que se prevê abrasador, de chuvas tropicais e a tentar afastar os mosquitos da malária. Vamos dormir em sitios badalhocos, comer coisas inomináveis e tomar poucos banhos (espectacular hein?). Se tivermos sorte vemos uns quantos sítios incríveis (entre eles Angkor Wat), conhecemos uns locals e acabamos nas praias da tailândia com a única preocupação de obter um bronze uniforme.

Quando o percurso estiver finalizado eu publico, por enquanto só sabemos que queremos ir ao Vietnam, Cambodja, Laos e Tailândia. Os preparativos estão a ser feitos meio à pressa, na incerteza do que devemos ou não levar, do que é supérfluo ou nos vai fazer uma falta desgraçada. Eu, claro, acho que tudo vai fazer falta e por isso tratei de me abastecer com suficientes comprimidos para problemas digestivos, repelente (em patches e spray), bálsamo tigre (aconselham vivamente no lonely planet) desodorizantes, toalhitas e até perfume (por mais que me digam que um backpacker não usa perfume).

E agora, só para meter um bocadinho de inveja:




Angkor Wat (Cambodja)