quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Kung Hey Fat Choi!!!!

....ou bom ano novo chinês! Foi a primeira coisa que aprendi em cantonense porque está na altura das comemorações do ano do búfalo. No domingo lá fomos para hong kong mas como não tenho as fotografias o relato dessa aventura fica para outro post.

Ontem fomos ver as comemorações do ano novo na praça do Leal Senado, que é a praça principal aqui de Macau. Numa das pontas da praça montaram um palco no qual houve actuações de taichi, artes marciais e a dança do dragão. Não foi assim tão giro quanto eu esperava, a dança do dragão a certa altura são eles a abanar a cabeça do dragão ao som de uma música que mais repetitiva não podia ser e de vez em quando empoleiram-se uns em cima dos outros como se o dragão de levantasse. Como parte da simbologia do ano novo em todo o lado se vêm umas arvorezinhas de tangerinas pequeninas muito giras e que ainda por cima se comem e são excelentes!!

Depois à noite fomos a um espaço que é o Fisherman's Warf, uma espécie de centro comercial ao ar livre cujos temas são cidades do mundo, ou seja tem uma parte do egipto, outra de africa etc. Fomos lá para um dos nosso colegas beber uma bica, o que aqui só é possivel nos cafés portugueses, que ainda são alguns.

Antes de ontem fomos ver as ruínas de são paulo que basicamente são uma fachada da outrora igreja de são paulo que ardeu, foi abaixo num tremor de terra, e então à terceira desistiram e deixaram só a fachada. Agora pela altura do novo ano os chineses mandam moedas para tudo o que é símbolo religioso mesmo que não seja da religião deles e a as ruínas não são excepção. Por esta altura também se fartam de rebentar panchões para afugentar os espíritos e começarem o novo ano cheios de prosperidade (e depois enfiarem-se no casino a dar cabo dela). Por isso mesmo dormir antes da 1h da manhã é impossivel e nós por muito estranho que pareça ainda acusamos jet lag, pelo que dormimos sem qualquer problema 10 a 12 horas por dia.

Também fomos passear por ruas menos turísticas de macau, onde existem bancas a vender coisas de formas e cheiros esquisitos que depois de muita observação começam a parecer peixes secos, camarões secos e outras coisas secas que não sei mesmo o que são. Também vendem muito uma espécie de chouriço espalmado em placas que os vendedores oferecem na rua cortando um pedaço com uma tesoura e que é muito apreciado. O aspecto não é mau de todo, mas de novo o cheiro acaba com qualquer vontade para grandes aventuras gastronómicas.

Uma destas noites fomos a um bar onde estivemos a aprender um jogo muito típico, que é o jogo dos dados, um entre os milhares de jogos de que os chineses jogam. Eles gostam tanto de jogo que basta haver uma raspadinha no supermercado para sortear qualquer coisa (o objecto não é de todo relevante) que lá estão eles a empilharem-se para comprar a raspadinha. No jogo dos dados basicamente uma pessoa aposta combinações de números iguais e está sempre a subir a aposta. O que tem piada é que eles apostam com gestos por causa do barulho e então foi a parte gira aprender os gestos, o que muitas vezes acabou em desgraça.

Tal como é giro aprender cantonense: o risco é enorme, porque tendo 9 tons basta uma pequena variação no tom (na maior parte das vezes totalmente imperceptível aos nossos ouvidos) e uma pessoa está logo a dizer um palavrão. Alguns numeros tipo o 9 e outros numeros são palavrões no tom errado....escusado será dizer que já devo ter insultado metade dos taxistas em Macau. Eu bem os cumprimento em cantonense (nei ho) e dou indicações para a esquerda e direita (chaupin e yaupin), desejo bom ano e digo obrigada (mu koi sai), mas eles não me ligam nenhuma.....

A procura de casa está quase concluida, vamos fazer a segunda visita à casa e devemos mudar-nos amanhã.

Choi kin!! (adeus)

Ficam umas fotos de macau

















sábado, 24 de janeiro de 2009

Notícias fresquinhas

Hoje foi um dia desgraçado porque acordámos as 17.25 da tarde. Não foi tanto pela noite, mas mais pelo jet lag que ainda se faz sentir.
Antes de ontem fomos com os pais do Ricardo a um evento no albergue da Santa Casa da Misericórdia de Macau, que passou por um desfile de moda com criações de designers Macaenses e também um exposição sobre o design em macau. Foi uma recepção muito gira, no jardim da casa que é uma espécie de antigo palácio colonial com uma àrvore enorme ao cento. Chegámos cedo porque tinhamos de la estar antes do chefe do executivo que vinha presidir à cerimónia. Estava tudo preparado para o receber, e nos tinhamos de dar o devido espaço para o "Grande Chefe" (como lhe chamámos) passar. Quando chegou cumprimentou os súbditos e pendurou lá umas lanternas (que eu suponho ser o aval de que o evento podia começar). Havia comes e bebes, portugueses e chineses, que sinceramente sabiam todos ao mesmo. A comida aqui tem um cheiro que impregna o ar, de tal forma que é difícil passar em frente dos exaustores dos tascos (muitas delas são mais espeluncas que outra coisa).
Entretanto lá no edifício da santa casa hà um restaurante italiano que é uma espécie de mito cá em Macau, porque o dono, ao que parece, é maluco da cabeça e quando lhe dá a travadinha expulsa pessoas de lá....só porque lhe apetece! Berra, tira-lhes as cadeiras e põe-nos a andar. Ainda não fomos lá mas não quero perder isso!!!
Ontem fomos jantar à torre de macau, aquele que é o símbolo de macau a um restaurante italiano com o ricardo e os amigos dele. Lá de cima faz-se bungee jump e outras coisas que envolvem cabos e pés no ar a uma altitude respeitável. Gostava de pensar que vou ter coragem para saltar lá de cima, mas acho que não. Entretanto fomos a um bar e depois a uma discoteca com os restantes C13 e alguns C12 que era num hotel e se chamava MP4. A música era uma mistura entre house e hip hop sendo o denominador comum tudo ser muito comercial. Saímos de lá eram 6 da manha, porque fechou (o que segundo os frequentadores do local é muito cedo, está visto que eles gostam de noitadas como nós). As chinocas na night não brincam....nem nos kits nem na dança, ambos num estilo muito "in your face".
Amanhã vamos para hong kong comemorar o novo ano chinês. Espero aí já ter comprado uma máquina para mostrar fotos!
Bom ano do búfalo para vocês!!!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Chinocas, cheguei!!!

Chegámos meio vivas!! Começou a viagem logo bem porque tivémos excesso de peso das malas, o que resultou numa feira de carcavelos no balcão do check in com toalhas e lençóis a voarem, entre outros itens que a Mariana achou que eu não ia precisar porque comprava cá (obrigadinha.....cheguei depenada!) A coisa continuou a melhorar porque o avião se atrasou e quando entramos o senhor piloto não conseguiu com que o avião pegasse (!!!!). Tivemos de ser rebocados até à pista, momento em que ainda ponderei mandar-me pela porta de emergência, e depois de muita tensão acumulada la descolámos no meio dos risinhos nervosos dos passageiros alemães. Ainda antes, encontrámos duas colegas do Inov que iam para Pequim e apanharam o voo para munique connosco. Atrásos contados, perderam a ligação para Pequim pelo que vieram connosco para Hong Kong.
Quando chegámos a Hong Hong eram 9 da manhã de Portugal do dia seguinte e três da tarde cá. Escusado será dizer que nada dormimos no avião, sempre as voltas entre a almofada que comprámos, a que nos deram, o cobertor e o casaco.... e assim, bem descansadinhas e ainda sem acusar nada de jet lag, lá apanhamos o ferry até Macau (nada do filme de terror que eu imaginava quando comprei o bilhete para a classe económica).
Neste momento estamos hospedadas em casa dos pais do Ricardo Igreja que, super prestáveis, nos cederam uma cama para estes primeiros dias. Logo na primeira noite (ontem) fomos sair para a ilha da taipa que é mesmo aqui ao lado (em Macau tudo é aqui ao lado) onde nos encontrámos no café Lisboa com outros C13 (denominação genérica para o pessoal do contacto na edição 13 que é a minha) e ainda uns quantos C12. Depois do jantar que foi bem à portuguesa, fomos a casa de um dos C12 ainda em taipa e depois seguimos para o Hotel Venitian, para um bar que é o Bellinni. Se o de Las Vegas é um disparate, este é o absurdo.....
O Bellinni tinha músca ao vivo, mas bastante contemporânea (tipo hip hop e coisas do estilo) e muito pouca gente, o que não nos impediu de tentar ganhar tempo ao jet lag e acabarmos por chegar a casa lá para as 4 (de táxi e com um cartãozinho com as indicações em chinês que aqui ninguém fala inglês).
Hoje andámos à procura de casa... as agências imobiliárias são um medo, obscuras, sinistras, ao ponto de numa delas encontrarmos um chinês a chupar espinhas dakilo que eu só posso supor ser um peixe, tudo em cima da secretária de trabalho.....
Entretanto já tenho um numero daqui de Macau que é o que vou utilizar quase sempre. Quanto a este blog não prometo que este não será o último post mas juro que vou tentar ir contando coisas por aqui. Até porque não me apetece ter de contar as mesmas histórias 30 vezes!! O fuso horário é GMT + 8 horas pelo que por favor não me liguem tipo as 21 horas.
E pronto, começa agora a aventura, amanhã lá vamos ao Aicep mas entretanto vamos ter férias porque é o novo ano chinês e tudo pára por aqui. Espero nessa altura ja ter fotos para pôr aqui.

P.S. - obrigada a todos os que foram ao jantar. mesmo.